Notícias

SEDUC realiza Evento de Alinhamento para Aplicação do SPAECE 2017

9 de outubro de 2017

Até o dia 21 de novembro, a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), realiza o Evento de Alinhamento de Conhecimentos e Habilidades para Aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará, o SPAECE 2017.

Dirigida a coordenadores, subcoordenadores e aplicadores do SPAECE, a capacitação, oferecida pela primeira vez pela SEDUC, tem por objetivo garantir a padronização e alinhamento dos procedimentos de aplicação e registro das informações constantes dos testes e formulários avaliativos do SPAECE.

Esse evento, diferente dos treinamentos presenciais que prepararam colaboradores para a aplicação do SPAECE, pretende dar continuidade à política de formação continuada e certificação que a SEDUC promove para profissionais que fazem parte das equipes de excelência na aplicação dos testes da avaliação educacional em larga escala.

Disponibilizada na modalidade educação a distância, na plataforma moodle, a capacitação é oferecida em quatro módulos. O primeiro e o segundo módulos tiveram início no dia 2 e se encerram no dia 15 de outubro. O terceiro módulo acontece entre os dias 26 de outubro e 6 de novembro e o quarto, de 6 a 21 de novembro.

O público-alvo é formado por coordenadores e subcoordenadores estaduais, coordenadores e coordenadores adjuntos regionais, coordenadores municipais e assistentes do ensino médio (módulos 1 e 3), supervisores de aplicação e aplicadores do ensino médio (módulos 2 e 4). A expectativa da SEDUC é de que o Evento de Alinhamento alcance 723 participantes da equipe de coordenadores e 15.893 supervisores de aplicação e aplicadores.

Os módulos são divididos em quatro seções, sendo três comuns a todos: “Compromisso com a promoção e melhoria da qualidade da educação básica e promoção da equidade – Responsabilização e isonomia”, “Avaliação externa: objetivos e características” e “A equipe de colaboradores de aplicação do SPAECE e o papel da capacitação”. O quarto módulo, que trata dos procedimentos de aplicação, será específico para cada grupo de colaboradores.

O SPAECE 2017 vai avaliar o nível de leitura dos estudantes de todas as etapas envolvidas na aplicação (2º, 5º e 9º anos ensino fundamental, 1ª e 3ª série do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ensino médio), analisando o domínio das competências e habilidades esperadas para cada etapa de escolaridade na disciplina de língua portuguesa. Já o domínio das competências e habilidades esperadas na disciplina de matemática é avaliado somente a partir do 5º ano do ensino fundamental.