2011

Os boletins de divulgação do Ciclo 2011 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) trazem os resultados das escolas da rede pública de ensino, bem como o resultado individual dos estudantes.

Essas informações possibilitam uma dupla orientação: referenciar, por parte da Secretaria da Educação (Seduc), a elaboração de políticas públicas para todo o sistema educacional do Estado e, por parte das escolas, orientar a construção da proposta pedagógica e a elaboração de seu planejamento.

Esse material está dividido em seis volumes para atender às especificidades do segmento a que se destina – instituição, gestores e professores – assim denominados: Boletim do Sistema de Avaliação, Boletim de Gestão, Boletim Pedagógico, Sumário Executivo, Caderno de Gestão e Caderno de Pesquisa.

Volume I – Boletim do Sistema

Neste volume são apresentados os objetivos e metodologias da avaliação. A publicação traz informações sobre as matrizes de referência, a composição dos testes e as técnicas de análise adotadas. Além disso, a edição publica artigos com importantes discussões sobre as áreas de conhecimento avaliadas.

Volume II – Boletim do Gestor

Este volume contempla informações gerais sobre a participação dos estudantes na avaliação e os resultados de proficiência alcançados. Apresenta, de modo sintético, os padrões de desempenho estudantil definidos pela Seduc, além de discussões sobre políticas e metas para o alcance de uma educação de maior qualidade para todos.

Volume III – Boletins Pedagógicos

No terceiro volume da coleção, são apresentados os resultados por etapa e área do conhecimento de cada escola, com foco na análise pedagógica dos resultados, além de textos e depoimentos de educadores relacionados aos temas em questão. Destaca-se a interpretação da escala de proficiência, em que as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes estão alocadas, de acordo com cada um dos padrões de desempenho.