2009

As informações referentes ao SPAECE de 2009 são apresentadas em um conjunto de 4 (quatro) principais publicações, destinadas àqueles que, com seu trabalho, podem contribuir para melhorar as condições hoje existentes no sistema educacional do Ceará. Essas publicações integram uma coleção, a Coleção SPAECE/2009, composta pelos documentos listados e descritos a seguir.

Volume I – Boletim do Sistema

Apresenta o SPAECE, sua abrangência, bem como as Matrizes de Referência de todas as etapas de escolaridade avaliadas, a composição dos testes e sua metodologia de  análise cujos resultados subsidiam políticas e ações no âmbito da SEDUC, da CREDE, do município e da escola.

Volume II – Boletim de Resultados Gerais

Contempla informações gerais acerca dos resultados por Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE e dos municípios e escolas sob sua jurisdição.  Os resultados compreendem a participação dos estudantes na avaliação, percentuais de acertos por descritor, as proficiências médias, a evolução do desempenho dos  alunos, a distribuição do percentual nos padrões de desempenho e o Indicador de Desempenho Escolar – IDE, definidos pela SEDUC para todas as séries/anos e disciplinas  avaliadas.

Volume III – Boletim Pedagógico

Informa a cada escola os resultados de proficiência por turma e por aluno, e a interpretação qualitativa desses por meio da Escala de Proficiência. Apresenta os padrões de  desempenho, a análise pedagógica dos itens dos testes e os percentuais de acertos por descritor. Além disso, traz sugestões de práticas pedagógicas.

Volume IV – Boletim Contextual

Apresenta o Perfil dos diretores, professores e alunos. Analisa os fatores intra e extraescolares que interferem nos resultados dos alunos. Neste boletim, será apresentado,  também, o Índice de Eficácia da Escola, fator que permite entender o resultado do desempenho escolar, controlado o nível socioeconômico dos alunos.